terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

No Sítio Certo

Amanhã é Dia dos Namorados e tu vais olhar para o dia 14 de Fevereiro no calendário com a mesma indiferença que olharias um 27 de Outubro. Sei que não me vais oferecer flores, bombons ou cartões. Não me vais dizer outra vez o quanto me amas, não me vais surpreender com um jantar romântico à luz das velas, nem sequer com uma brincadeira sensual na cama. Mas não me importa.

Eu sei que és um homem de poucas palavras e de gestos discretos. Não desperdiças discursos nem perdes tempo com ninharias. Para ti, as grandes declarações de amor, os beijos à chuva e as cenas de amor sob a lua azul só ficam bem no cinema. Nunca te deixaste tentar pela ilusão de que viver um amor é um misto de comédia romântica e filme pornográfico. Mesmo quando te afoitas a dizer-me palavras ternas, fazes com uma aparente apatia ou o discurso sai-te atabalhoado. Mas não me importa.

Se eu fosse mais nova e não soubesse o que eu sei hoje, essa tua aparente indiferença iria perturbar-me. Pensaria que o pouco que tu exprimes só poderia significar que tu pouco sentes. Exigiria ouvir tudo reafirmado e reforçado, a viva voz e papel timbrado. Frustrar-me-ia essa tua maneira de ser, estátua de gelo e rapaz de bronze. Mas agora não me importo.   

Porque tens as tuas maneiras de me dizeres que eu sou aquela que tu amas. Que é em mim que tu pensas nos teus momentos mais solitários. Que os teus piores dias são menos negros porque eu estou contigo. E aí não são necessárias palavras.
Porque me demonstras subtilmente o teu amor nos momentos mais inesperados e nos mais difíceis. Porque estás ao meu lado nas minhas melhores horas e ainda mais próximo nas piores. Porque o teu abraço é o meu abrigo e o meu repouso. 
Porque as nuvens metem-se volta e meia a tapar o Sol e a vida mete-se sempre por entre as nossas doces ilusões, as merdas acontecem, e nós somos humanos, feitos de carne e osso, imperfeitos e desregulados, somos à vez impacientes, ridículos, caprichosos, egocêntricos, imaturos, preguiçosos e irritantes, por vezes nem nos aturámos a nós próprios quanto mais outra pessoa. E depois de passar por tudo isso, contra todas as expectativas, continuamos lado a lado e o que sentimos não mudou, esteve apenas escondido, quando muito fechado para balanço.

Tu não és daqueles que, como diz a expressão inglesa, leva o coração na manga. Mas não me importa, porque o teu está no sítio certo. Seja 14 de Fevereiro ou 27 de Outubro.

Feliz Dia dos Namorados.

Sem comentários: